Técnicos e produtores rurais participaram nesta quarta-feira (24) do Curso de Capacitação de Suinocultores, realizado por meio de uma parceria entre a Frente Parlamentar da Suinocultura, presidida pelo deputado Zeca Viana (PDT-MT), e Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Abrindo os trabalhos, Zeca Viana apontou que o objetivo da parceria entre a FPS e a Acrismat é criar um programa estadual incentivo e capacitação da suinocultura, levando conhecimento e tecnologia para os produtores familiares.

“Sou oriundo da agricultura familiar e sou defensor de ações concretas e atividades rentáveis para melhorar a produção e a vida do pequeno produtor. Temos uma tecnologia avançada no estado, mas concentrada nas mãos de grandes produtores. É preciso levar esses benefícios também ao pequeno produtor”, defendeu Zeca.

Para garantir a democratização da tecnologia de produção, a Frente Parlamentar da Suinocultura e a Acrismat buscaram o apoio da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia (PR), que enviou um time de especialistas para apresentarem as novas tecnologias e melhoramentos genéticos que estão sendo desenvolvidos.

“O grande desafio é levar sanidade e critérios mínimos para esses rebanhos. É difícil, mas é possível. É por isso que nós viemos para cá, para mostrar a importância da bioseguridade e da sanidade dos rebanhos, mas existe todo um conjunto de condições sociais que a gente tem que dialogar”, explicou Marcelo Miele, doutor em Economia, pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves.

Diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues explicou que um dos objetivos do encontro é formar uma rede de órgãos que atuem de forma integrada para garantir capacitação, recursos e apoio aos pequenos produtores na implementação das novas tecnologias, buscando um rebanho de suínos que tenha sanidade e bioseguridade para competir no mercado internacional.

“O papel da Frente Parlamentar, do Ministério da Agricultura, da Acrismat e dos demais órgãos aqui presentes é trabalhar para que possamos levar esse conhecimento aos pequenos produtores, melhorar a suinocultura e valorizar essa produção”, disse Custódio.

Zeca Viana explicou que o curso é um “pontapé inicial” para um grande programa de capacitação dos pequenos produtores rurais, “com o objetivo de mostrar todo o potencial produtivo de Mato Grosso. Queremos que daqui saiam as diretrizes desse programa ‘tecnificação’ da suinocultura de pequeno porte”.

Participaram do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf); Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e mais 10 instituições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mato Grosso deve ter crescimento do PIB entre os E... Puxado pela safra nacional recorde de grãos, Mato Grosso deve ter um crescimento no seu Produto Interno Bruto (PIB) de 5,1%. A conclusão faz parte do ...
Zeca Viana teme guerra fiscal e saída de empresas ... O deputado Zeca Viana (PDT) teme que a proposta de reforma tributária a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa pelo governo Pedro Taques (PSDB)...
Frente Parlamentar debate pavimentação de rodovia ... POR Priscila Mendes / ALMT   A Frente Parlamentar do Agronegócio recebeu na tarde desta terça-feira (7) as demandas e sugestões do Grupo pe...
Zeca Viana cobra reforma emergencial de pontes na ... O péssimo estado de conservação das pontes da MT-109, conhecida como “Estrada do Guardanapo”, em Canabrava do Norte, foi motivo de questionamento por ...