Técnicos e produtores rurais participaram nesta quarta-feira (24) do Curso de Capacitação de Suinocultores, realizado por meio de uma parceria entre a Frente Parlamentar da Suinocultura, presidida pelo deputado Zeca Viana (PDT-MT), e Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Abrindo os trabalhos, Zeca Viana apontou que o objetivo da parceria entre a FPS e a Acrismat é criar um programa estadual incentivo e capacitação da suinocultura, levando conhecimento e tecnologia para os produtores familiares.

“Sou oriundo da agricultura familiar e sou defensor de ações concretas e atividades rentáveis para melhorar a produção e a vida do pequeno produtor. Temos uma tecnologia avançada no estado, mas concentrada nas mãos de grandes produtores. É preciso levar esses benefícios também ao pequeno produtor”, defendeu Zeca.

Para garantir a democratização da tecnologia de produção, a Frente Parlamentar da Suinocultura e a Acrismat buscaram o apoio da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia (PR), que enviou um time de especialistas para apresentarem as novas tecnologias e melhoramentos genéticos que estão sendo desenvolvidos.

“O grande desafio é levar sanidade e critérios mínimos para esses rebanhos. É difícil, mas é possível. É por isso que nós viemos para cá, para mostrar a importância da bioseguridade e da sanidade dos rebanhos, mas existe todo um conjunto de condições sociais que a gente tem que dialogar”, explicou Marcelo Miele, doutor em Economia, pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves.

Diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues explicou que um dos objetivos do encontro é formar uma rede de órgãos que atuem de forma integrada para garantir capacitação, recursos e apoio aos pequenos produtores na implementação das novas tecnologias, buscando um rebanho de suínos que tenha sanidade e bioseguridade para competir no mercado internacional.

“O papel da Frente Parlamentar, do Ministério da Agricultura, da Acrismat e dos demais órgãos aqui presentes é trabalhar para que possamos levar esse conhecimento aos pequenos produtores, melhorar a suinocultura e valorizar essa produção”, disse Custódio.

Zeca Viana explicou que o curso é um “pontapé inicial” para um grande programa de capacitação dos pequenos produtores rurais, “com o objetivo de mostrar todo o potencial produtivo de Mato Grosso. Queremos que daqui saiam as diretrizes desse programa ‘tecnificação’ da suinocultura de pequeno porte”.

Participaram do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf); Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e mais 10 instituições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira as palestras do curso “Potencial Ene... Em busca de alternativas para incrementar a renda dos pequenos produtores rurais e estimular a produção sustentável, a Frente Parlamentar da Suinocult...
Zeca Viana apresenta programa Habitrabs para prefe... Moradias de qualidade e com parcelas em torno de R$ 400. Essa é a proposta do programa habitacional Habitrabs, apresentado nesta sexta-feira (11) pelo...
Frente Parlamentar articula programa para benefici... Em busca do fortalecimento de mais uma cadeia produtiva em Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT) reuniu-se nesta quinta-feira (22) com ...
Zeca Viana teme guerra fiscal e saída de empresas ... O deputado Zeca Viana (PDT) teme que a proposta de reforma tributária a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa pelo governo Pedro Taques (PSDB)...