Em busca do fortalecimento de mais uma cadeia produtiva em Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT) reuniu-se nesta quinta-feira (22) com o presidente da Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Daniel Garcia Melo, para traçar um projeto de treinamento e tecnificação dos piscicultores do estado.

“Acredito muito na cadeia da piscicultura, pois vejo que é uma área que ainda tem muito a crescer em Mato Grosso. Por isso, queremos construir junto com a Aquamat um programa de tecnificação semelhante ao que estamos fazendo com a suinocultura. Essa é mais uma forma de gerar emprego e renda para os pequenos produtores do nosso estado, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa economia”, explicou Zeca.

Daniel Melo detalhou que o primeiro passo nesse programa é estabelecer uma parceria com a Embrapa Piscicultura, de Palmas (TO), com o objetivo de trazer especialistas que apresentem as novas tecnologias de produção aos piscicultores de Mato Grosso.

“Precisamos trazer a Embrapa para mais próximo de nós, para que auxiliar os produtores de Mato Grosso. Além disso, temos que fortalecer o contato com os produtores para levar informação e tecnologia, para que eles possam ter ciência de que a produção não vai crescer se não tiver tecnologia e assistência técnica”, conta Melo.

TECNIFICAÇÃO

Presidente das frentes parlamentares do Agronegócio e da Suinocultura, o deputado Zeca Viana tem articulado parcerias para agregar tecnologia e valor à produção rural de Mato Grosso.

Desde o começo do ano, está em curso um programa de tecnificação da suinocultura, realizado em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Embrapa Suínos e Aves, do Paraná. Este projeto já resultou em três cursos de treinamento de multiplicadores, que abordaram desde a área de projetos até as tecnologias mais recentes do setor.

“Nós estamos trabalhando para dar alternativas ao pequeno produtor, para que ele possa levar adiante seu trabalho e consiga viver da sua atividade. E hoje é só com tecnologia que nós conseguimos produzir mais com menos espaço. Democratizar essas tecnologias é essencial para crescer a economia de Mato Grosso e melhorar a vida dos pequenos produtores”, conclui Zeca.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Zeca Viana cobra reforma emergencial de pontes na ... O péssimo estado de conservação das pontes da MT-109, conhecida como “Estrada do Guardanapo”, em Canabrava do Norte, foi motivo de questionamento por ...
Zeca Viana entrega equipamentos para laticínio coo... Pequenos produtores de leite de Bom Jesus do Araguaia (975km de Cuiabá) já contam com equipamentos para processamento de leite adquiridos por meio de ...
Mato Grosso deve ter crescimento do PIB entre os E... Puxado pela safra nacional recorde de grãos, Mato Grosso deve ter um crescimento no seu Produto Interno Bruto (PIB) de 5,1%. A conclusão faz parte do ...
Frente Parlamentar realiza curso para melhorar ger... Gestores e servidores públicos de toso o estado de Mato Grosso estiveram​ no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, durante esta terç...